Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O ABC DA SALVAÇÃO [PARTE 3]

ENTENDENDO A SANTIFICAÇÃO

A- JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ – Apenas um lembrete
Recordemos que “Justificação” é a aquilo que Jesus faz em prol do pecador indigno. Não há meritocracia na salvação. Todos somos incapazes de oferecer qualquer boa obra em troca da salvação. “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei” Rm 3:20. A justificação acontece, unicamente, mediante a fé. “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da lei” Rm 3:28.

B- SANTIFICAÇÃO
Pela fé, somos declarados justos. Nossos pecados são perdoados. Isso é justificação. Mas o que é Santificação? Enquanto justificação é aquilo que, claramente, Cristo faz POR nós. Santificação é aquilo que Cristo faz EM nós. Há continuidade. Uma vez justificados, inicia-se em nós o processo da santificação. Isso fica claro quando vemos os versículos posteriores aos que lemos no post sobre Justificação. Veja:
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus PARA AS BOAS OBRAS, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:8-10.
Não somos salvos nem pela obras, tão pouco por meio delas. Entretanto, somos criados em Cristo para tais. Uma vez justificados, somos encaminhados ao bom caminho.
“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. (...) Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:28 e 31.
Somos justificados pela fé, independentemente das obras da lei. Mas de forma alguma, lembra Paulo, a fé anula a lei. Antes, a confirma. Tiago comenta em sua epístola que “a fé sem obras é morta” (tg 2:26). A genuína fé que nos leva a justificação, também opera no homem o levando a praticar boas obras pela ação do Espírito Santo.
No livro de Gálatas, Paulo explica o porquê de sermos conduzidos a uma vida de obediência após a justificação:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gl 2:20.
Se o amigo leitor se dedicar ao estudo do capítulo 2 do livro de gálatas, verá que Paulo está tratando do tema da justificação. Paulo compara tal aspecto com uma morte para o mundo (justificação), que tem o objetivo de viver para Deus(santificação).
Cristo usa a mesma analogia (se assim pudermos chamar) para se referir a justificação no capítulo 3 do livro de João. Veja:
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (...)Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” João 3:3-6
Se ao sermos justificados, nascemos pelo Espírito Santo. Logo, o Espírito frutificará em nossa vida. A santificação não implica somente em reformas externas. O fruto do Espírito brota de dentro para fora. Paulo diz aos gálatas:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl 5:22.
Paulo identifica estes como sendo os frutos do Espírito e completa dizendo que “contra essa coisas, não há lei.” (v.23) O processo de santificação, mediante obra do Espírito Santo, leva o crente a frutificar.
O mais impressionante de tudo é que os dois processos, tanto justificação, como santificação, são realizados por CRISTO! Não há meritocracia. Somos, pela fé, considerados justos. E o justo viverá pela fé.

[Continua...]

Wandeson Cunha

Para ler os posts anteriores, click nos links abaixo:

ABC da Salvação - Parte 1

ABC da Salvação - Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário